92 0

Conheça Buenos Aires: Tudo o que você precisa saber

Buenos Aires é um dos destinos mais procurados por brasileiros para uma primeira viagem internacional. A proximidade com o Brasil e a aparente semelhança do português com o castelhano, além de passagens mais baratas do que para a Europa e os Estados Unidos faz a capital da Argentina ser invadida todo o ano por milhares de brasileiros. Se estiver planejando sua ida à terra dos Hermanos – seja novato ou experiente em viagens – e quer saber o que fazer em Buenos Aires, você veio ao lugar certo.

Todo dia tem algo diferente acontecendo em vários cantos da metrópole. E para não ficar perdido diante de tanta informação, separamos o essencial do que fazer em Buenos Aires.

 

1 – Plaza de Mayo / Buenos Aires

Fica em frente à Casa Rosada, e é conhecida pelo movimento político das Mães da Praça de Maio. Desde da década de 70 até os dias atuais elas se reúnem no local às quintas-feiras para protestar em decorrência de seus filhos desaparecidos na ditadura militar.

O chão da praça hoje é decorado com padrões imitando os lenços de cabelo usados por essas mulheres.

 

2 – Catedral Metropolitana de Buenos Aires

É a maior e mais importante igreja de Buenos Aires, ficando bem próxima à Casa Rosada ainda na Praça de Maio. Em seu interior encontra-se o túmulo de San Martín, herói argentino. É famosa por ter sido um dos locais de atuação do atual Papa Francisco.

Conhecemos toda a história e arquitetura da Catedral e de muitos outros pontos com o tour arquitetônico do Edu Baro, arquiteto argentino, o que é ótimo, pois muitas vezes deixamos passar batido detalhes que, como estrangeiros, não percebemos.

 

3 – Obelisco de Buenos Aires

Foi inaugurado em 1936 no mesmo local que ficava a igreja onde a primeira bandeira argentina foi hasteada. É muitíssimo visitado por turistas devido a sua localização, bastante central e perto de inúmeras outras atrações turísticas.

 

4 – Teatro Colón

É a maior e mais importante casa de ópera da Argentina, e uma dos melhores do mundo, ficando em quinto lugar com a melhor acústica do planeta. Inaugurado em 1908, é frequentado pelos maiores músicos e companhias sinfônicas do mundo. Visitas guiadas são feitas diariamente no local.

 

5 – Galerias Pacífico

Hoje um shopping center no Centro do Buenos Aires, foi construído como uma loja no estilo francês em 1889. Após isso, já foi a primeira sede do Museu Nacional de Belas Artes e o escritório da companhia de trens que iam de Buenos Aires até o Oceano Pacífico argentino, daí o nome atual.

Atualmente a galreia possui lojas dos mais variados tipos, mas mantém sua elegância e riqueza, com afrescos no teto de importantes artistas argentinos. Vale a visita para tomar um café e comer um alfajor em meio a tanta beleza.

 

6 – Plaza San Martin

Possui esse nome em homenagem ao grande herói argentino San Martín. Foi palco de inúmeros acontecimentos históricos trágicos, como a venda de escravos, uma praça de touradas e batalhas contra os ingleses durante a Guerra das Malvinas.

Hoje é um local bastante bonito, com várias árvores e prédios históricos. Só fique esperto ao se locomover por lá sozinho, pois é uma área não muito segura. Fomos lá com o Tour Lado B do Aires Buenos, em um grupo grande dando maior liberdade para explorar os detalhes mais interessantes da praça.

 

7 – La Boca/San Telmo

Os bairros mais ao sul do centro de Buenos Aires são notoriamente mais humildes, contrastando bastante com a rica região norte de Retiro, Recoleta e Palermo. Mas não por isso (e muito pelo contrário) sejam menos interessantes.

 

8 – Caminito

O Caminito é uma rua famosa por suas casas coloridas localizada no bairro de La Boca. Bairro formado por imigrantes italianos e de origem pobre, o Caminito é perfeito para fazer aquela caminhada vendo a arquitetura local inusitada, casais dançando tango por todos os lados, restaurantes e artesanato.

Evite visitar o Caminito nos fins de semana, quando o excesso de turistas chega a incomodar. E, como o bairro continua sendo um dos mais pobres de Buenos Aires e ao cair da noite não é aconselhável andar por lá.

 

9 – La Bombonera

O bairro de La Boca é famoso também por ser lá que fica o estádio do Boca Juniors, o La Bombonera. Fizemos um tópico mais abaixo para mostrar como é o turismo do futebol em Buenos Aires.

 

10 – Feira de San Telmo

Todo domingo ocorre uma feira no bairro de San Telmo, por toda a extensão da Calle Defensa, num evento que atrai muitos turistas. As ruas ficam lotadas de artistas vendendo artesanato, bandas tocando ao ar livre e casais dançando tango. É um dos melhores lugares para comprar lembrancinhas de viagem.

Lá também fica o famoso banquinho com a escultura em tamanho real da Mafalda e seus amigos, onde filas se formam para tirar fotos do lado da personagem.

Quando fomos em 2010 ainda não tinham adicionado os amigos de Mafalda no local. Nesta segunda ida, desistimos da foto ao ver a fila quilométrica se formando. Se quiser tirar fotos sem estresse, volte a San Telmo outro dia, sem a feira.

 

11 – Puerto Madero

O Puerto Madero surgiu, como o bairro que se apresenta hoje, na década de 90 a partir de um projeto de renovação de um antigo porto da cidade que havia ficado obsoleto.

A ideia envolveu empresas importantíssimas e nomes renomados da arquitetura, para revigorar o local. Redes de hotéis como Hilton e arquitetos famosos, como Calatrava, deixaram seu legado nesta parte da cidade que se tornou uma das mais modernas e o metro quadrado mais caro de Buenos Aires.

 

12  – Ponte de La Mujer

Obra do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, foi seu primeiro projeto localizado na América Latina. É um lugar lindo para apreciar a vista de Puerto Madero, e sua arquitetura interessantíssima resulta em ótimas fotos.

 

13 – Madero Tango

Durante o I Encontro de Blogueiros Brasileiros em Buenos Aires, fomos convidados pela empresa de turismo Day Tours 4 U para prestigiarmos um dos shows de tango mais famosos de Buenos Aires, o Madero Tango, em Puerto Madero.

Assistir apresentações de tango em casas de show específicas para turistas não faz muito o nosso perfil, mas resolvemos tirar a limpo uma das atrações turísticas de Buenos Aires que mais recebem brasileiros.

O atendimento é de primeira, começando com uma van do evento buscando um por um em suas hospedagens. Chegando lá, todos têm suas mesas reservadas dependendo do valor pago, como em uma peça de teatro ou show de música.

Antes de o show começar, o jantar é servido, e é sensacional. A entrada, prato principal e sobremesa, assim como os vinhos são de primeiríssima qualidade.

A apresentação começa, e seguindo um roteiro, conta a história do tango, desde os imigrantes chegando a Buenos Aires, até os dias atuais. Ao contrário das milongas (que são apresentações de tango com passos mais livres e espontâneos), o tango apresentado em casas turísticas é coreografado.

A apresentação é longa, mas agrada bastante aos que puderem pagar por um espetáculo desse porte e querem assistir a uma apresentação de tango com todas as regalias que o momento permite.

Buenos Aires, assim como as grandes cidades do mundo, possui inesgotáveis opções de turismo. separamos o essencial do que fazer em Buenos Aires para relatar em detalhes seus principais bairros, temáticas e regiões turísticas:

  • Centro/Montserrat/Retiro
  • Casa Rosada
  • Plaza de Mayo
  • Catedral Metropolitana de Buenos Aires
  • Obelisco de Buenos Aires
  • Teatro Colón
  • Plaza San Martín
  • Galerias Pacífico
  • La Boca/San Telmo
  • Caminito
  • La Bombonera
  • Feira de San Telmo
  • Puerto Madero
  • Ponte de la Mujer
  • Madero Tango
  • Recoleta/Palermo
  • Cemitério da Recoleta
  • Floralis Generica
  • A Livraria El Ateneo
  • El Rosedal de Palermo
  • Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)
  • MALBA (Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires)
  • Turismo do Futebol
  • Museu de la Pasión Boquense e La Bombonera

Se você está programando sua viagem para Bueno Aires essas dicas são essenciais para você aproveitar o máximo dessa cidade!

Conheça este lindo destino a partir R$ 1.428,30

*Valor por pessoa com Passagem aérea + hospedagem e taxas inclusas | 4 diárias
Saindo de Campinas Período: 03/05/2019 a 07/05/2019

A MD Turismo & Eventos tem o pacote perfeito e personalizado para sua viagem ser inesquecível, entre em contato agora mesmo pelo WhatsApp

Leave your comment

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.